terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Por que listening é difícil?

Hoje não é dica de inglês! Sorry! Resolvi falar de uma coisa curiosa, uma coisa que aflige muita gente, uma coisa que deixa todo mundo bravo com este tal de inglês. Geralmente definida da seguinte forma: "Listening é um saco! É minha pedra no sapato!" "Eu já tô nível 1.358 do meu curso de inglês e meu listening é podre!" "Pelo amor de Deus, o que eu faço para melhorar o meu listening?" "Eu queria tanto entender o que este povo fala! Eu leio e entendo; eu até falo bem! Mas ouvir..." "Atividade de listening!? Que droga! Agora eu tô ferrado!" Mas afinal, por que este tal de listening é tão difícil assim? Você provavelmente já ouviu falar em neurônios, né? Bem, dentro do seu cérebro há milhares e milhares de neurônios. Eles são responsáveis por um monte de coisas! Inclusive pela formação de memórias. São eles quem registram tudo o que ocorre. As informações registradas por cada neurônio são passadas de um para o outro por meio de sinapses: os pontos onde os neurônios se "comunicam" entre si). Exemplo muito simples da coisa: Estenda suas mãos com as palmas abertas - os dedos bem separados. Pronto, você tem aí dois "neurônios". Agora aproxime as duas mãos de modo que somente os dedos quase se encostem uns aos outros. Este quase toque dos dedos são as "sinapses" em modo ampliado. Será que deu pra entender? Espero que sim! Mas o que isto tem a ver com listening? Seus neurônios guardam informações relevantes sobre tudo o que você aprende. Tudo o que você vivencia e aprende é registrado na memória por causa dos neurônios. Quando você escuta uma música e canta a música os seus neurônios estão fazendo sinapses (trocando informações entre si). Eles procuram as informações importantes para aquele momento. Isto tudo ocorre de modo muito rápido! Se eu falo com você, seus neurônios vão entender o que eu estou falando pois eles buscam as informações da língua portuguesa registrada em sua caixola! Mas, se eu falo uma expressão ou palavra que você não conhece, ou seja, seus neurônios não reconhecem, eles tentarão encontrar a informação. Visto que a informação não existe, os neurônios ficarão perdidos, sem saber o que está acontecendo. Ocorre aquela confusão estranha no cérebro! Com o inglês acontece a mesma coisa! Ao ouvir algo em inglês, a velocidade, a entonação, o modo como é falado é estranho. Seus neurônios estão acostumado àquilo tudo e assim não conseguem identificar as informações que estão recebendo. Afinal, elas ainda não foram devidamente registradas por eles. Por isto que ao sentar-se para assistir um filme, seriado, ouvir uma música ou alguém falando você não entende muita coisa. Seus neurônios entram mesmo em parafusos. Pois eles não tem todas as informações registradas e a confusão daí acontece! Isto tudo somado ao nervosismo, ansiedade, preocupação e medo faz com seu nível de estresse aumente e o seu listening seja prejudicado. Por outro lado, se você escuta palavra por palavra pode ser mais fácil. Seus neurônios poderão encontrar - ou não - a informação registrada e assim decodificá-la sem problemas. Por isto a dica é começar ouvindo textos simples, algo com o qual você esteja acostumado, reconhecer uma palavra aqui e ali e entender o contexto geral do que está sendo falado. quando nós Professores de Língua Inglesa damos um exercício de listening para os alunos, não queremos que os alunos entendam palavra por palavra, vírgulas, pontos de exclamação etc. Não é nada disto! Queremos apenas que o aluno identifique as informações relevantes, o contexto, o que está acontecendo, o comportamento de cada pessoa, etc. O tempo é que ajudará você - ou melhor, seus neurônios - a se acostumar com o listening!

Textos sobre listening no blog:
Melhorar o listening!!!

Livros sobre o assunto:
Memória, Ivan Izquierdo
Developing Tatics for Listening
Expanding Tatics for Listening
O Esquecimento do Neurônio Lembrador
Muito além dos Neurônios
Cem Bilhões de Neurônios: Conceitos Fundamentais de Neurociência

FONTE: Inglês na Ponta da Língua - Denilso de Lima