sábado, 16 de fevereiro de 2008

Como melhorar sua pronúncia ?



___________________________________________
MELHORAR A PRONÚNCIA :


Não se preocupe por não ter um sotaque nativo do Inglês, com o tempo podemos até nos aproximar. O importante é falar de maneira correta e clara, assim as pessoas poderão entendê-lo, além do mais, sabemos da dificuldade em aprender um idioma estrangeiro, sem estarmos no seu país de origem, no caso do idioma Inglês.Mas, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar sua pronúncia e sua habilidade de falar.Ouça o Inglês faladoOuça tanto quanto puder como os nativos da Língua Inglesa pronunciam as palavras e frases e modele sua pronúncia sobre o que você ouve.Aprenda o alfabeto fonéticoUse o alfabeto fonético (geralmente nas primeiras páginas da maioria dos dicionários de Inglês) como uma guia para pronunciar novas palavras.Não esqueça de aprender a sílaba tônica das palavrasCada palavra Inglesa tem sua sílaba tônica, sua entonação. Por exemplo, a palavra “believe” tem duas sílabas (be e lieve), mas somente a segunda é tônica. Se pronuncía be’lieve e não ‘be lieve. Nos dicionários vem a indicação da sílaba tônica com um apóstrofo antes da sílaba tônica. A entonação é muito importante.Na verdade, é mais provável que alguém não te entenda devido à entonação errada da palavra do que devido a pronúncia propriamente dita.Exercite os sons que causam os maiores problemas na sua pronúnciaDependendo de qual for a língua mãe, as pessoas tem problemas em pronunciar certas palavras. Por exemplo, o nativo de Português tem dificuldades em pronunciar “th”, assim como os Franceses, os Árabes tem dificuldades com “p” e “b”. Utilize um bom dicionário fonético on line(veja mais)....Pratique os sons que você acha diferenteUm bom exercício é a palavra par”. Por exemplo, se sua dificuldade está em distinguir entre “p” e “b”, tente praticar pares de palavras que são idênticas, se não fosse por iniciar com “p” ou “b”.Por exemplo, "pair" e "bear"; "pond" e "bond"; "pie" e "buy" etc.Esteja atento a entonação das palavras nas sentençasNem todas as palavras de uma sentença são fortes, e geralmente somente as palavras de “informação” (substantivos e verbos) são fortes.'Where's the 'pen I 'gave you?'Where's the 'red 'pen I 'gave you?Where's the 'red and 'blue 'pen I 'gave you 'yesterday?As palavras não tônicas (como "the", "I", "you" and "and") não carregam tanto “peso” quanto àquelas tônicas. Elas se tornam “menores” e quase abreviadas, por exemplo: “and” soa como “an”.Não tenha pressaSe você tentar falar muito rápido, correrá o risco de "comer" algumas palavras, pronunciá-las de maneira incompleta ou misturá-las no contexto. Se você falar muito devagar, pode ser que soe de maneira não muito natural. Mas ainda assim, é melhor falar devagar, mas pelo menos de uma maneira clara. Permita que a rapidez e fluência venham naturalmente com o tempo.
_____________________________________________________________
A primeira coisa a perguntar é: qual a importância da pronúncia no seu aprendizado? Você quer ter uma pronúncia perfeita ( como um falante nativo ) ou você quer ter uma pronúncia boa o suficiente para ser entendido sem problemas ? Lembre-se, se seu objetivo não é se tornar um professor de Inglês, não há necessidade de você ter uma pronúncia perfeita. Seu sotaque brasileiro ( contanto que não seja excessivo ) não vai fazer com que sua fala fique mais feia. Na maioria absoluta dos casos, você nunca vai perder o seu sotaque brasileiro ( a não ser que more nos EUA ou algum outro país por muitos anos ). E outra coisa: a pronúncia correta das palavras é geralmente adquirida com o passar do tempo, gradualmente, quando se ouve a palavra e se repete ela várias vezes. Por isso ouça bastante em Inglês ( seu professor, músicas, filmes, etc.. ) e pratique bastante sua fala.

Contudo, se sua pronúncia está atrapalhando sua fala e fazendo com que as pessoas não entendam você, então você realmente precisa trabalhar os sons da língua Inglesa. Para melhorar sua pronúncia você necessita praticar bastante os sons mais importantes do Inglês. Vamos a algumas dicas de como fazer isso:

- Na maioria dos dicionários existe ( geralmente na Introdução ) uma tabela que explica cada um dos sons da língua. Cada som é representado por um símbolo gráfico. Esses símbolos se chamam símbolos fonéticos. Por exemplo: a palavra house é representada foneticamente por [ hauz ]. Assim, quando você for procurar uma palavra no dicionário, encontrará ao lado dela a sua representação fonética. Desse modo você não precisa ouvir a palavra para saber como ela é pronunciada. Com os símbolos fonéticos, você pode saber imediatamente como é a sua pronúncia. Procure no seu dicionário a tabela com os símbolos fonéticos e se acostume com o tempo a entendê-los.

- Se seu curso de Inglês é acompanhado de fitas / cds, ouça os diálogos e palavras e repita bastante. Você se lembra de como aprendeu Português? :-) Ouvindo e repetindo.

- A maioria dos livros didáticos e cursos em fitas e CD-ROM são acompanhados por seções com exercícios especiais para a Pronúncia. Faça bom uso destes exercícios.

- Exija que seu professor tenha um boa pronúncia do Inglês ou você pode adquirir a pronúncia incorreta das palavras.