domingo, 10 de fevereiro de 2008

É possível neutralizar meu sotaque?

Essa é uma pergunta muito conhecida por aqueles que estudam ou ensinam Inglês. Já postei outras vezes sobre esse assunto(vide links relacionados no final do post)e posso afirmar que sim, é possível neutralizar o sotaque.
Como?
Tudo que você tem a fazer é treinar a si próprio a falar Inglês tão confortavelmente quanto fala sua língua mãe. Mas a pergunta que você deve estar fazendo é: Como treinar a si próprio?Bem, você pode incrementar certas práticas no seu dia-a-dia, isso te elevará a um nível bem mais próximo da fala de um nativo e proporcionará a você um sotaque global, te proporcionando também um Inglês mais correto.
Esse é o primeiro passo para aprender qualquer outro "sotaque", seja Americano ou Britânico ou mesmo Australiano.Vejamos abaixo, outras dicas que poderão ajudá-lo a neutralizar seu sotaque ou no minímo reduzir seu tom local, conforme você fala.

1. Observe os movimentos da boca dos falantes nativos do idioma Inglês e tente imitá-los.
Enquanto assiste televisão, observe os movimentos da boca dos falantes. Repita o que eles estão dizendo enquanto tenta imitar a entonação e o ritmo da oração.

2. Até que você aprenda a
entonação e o ritmo correto, procure falar vagarosamente.
Se você falar muito rápido, e com a entonação e o ritmo incorretos, os nativos de Inglês terão dificuladades de entender o que você diz. Não se preocupe se o seu interlocutor possa ficar impaciente, o mais importante é que você seja compreendido.

3. Ouça a "
música do Inglês".
Não use a "música" da sua lingua mãe quando estiver falando Ingês, cada idioma tem sua própria maneira de "cantar".

4. Use o dicionário.
Tente se familiarizar com os símbolos fonéticos do seu dicionário. Procure a pronúncia correta da palavras que você tem mais dificuldades em pronunciá-las.

5. Procure na Internet sites específicos para o
exercitar sotaque.
Ouça o texto e procure gravar o que você leu, compare com o que você ouviu.

6. Pronuncie o final de cada palavra.
Dê especial atenção as palavras que terminam com 'S' e 'ED'. Isso te ajudará a fortalecer os músculos da boca que você usa enquanto fala Inglês.

7. Leia um texto em Inglês de 15 a 20 minutos por dia.
Pesquisas mostram que três meses de prática diária desenvolvem a força dos músculos da fala para falar um novo Idioma.

8. Grave sua própria voz e identifique seus erros de pronúncia.
Eu sei que muitas pessoas odeiam ouvir o som da própria voz e evitam ouvir o que elas falam. Porém, esse é um exercício muito importante porque ao fazê-lo isso ajudará a ser tornar consciente dos erros que você está possa estar cometendo.

9. Seja paciente.
É possível mudar a maneira que que você fala mas isso não ocorrerá da noite pra o dia. Muitos esperam resultados instântaneos e na ausência deste, desistem logo. Você pode sim, neutralizar seu sotaque desde que você esteja disposto a se esforçar para isso.

Muitos dizem que é praticamente impossível aprender um idioma sem perder o sotaque da língua-mãe. Bem...particularmente creio que isso devemos considerar alguns pontos: pode variar de pessoa pra pessoa, do tempo de exposição direta ao idioma, da dedicação de cada um, etc...mas algumas ações podem ajudar a reduzir esse nosso sotaque português.

Conheço estrangeiros que estão no Brasil há anos e ainda carregam o pesado sotaque da língua-mãe enquanto outros que não estão a tanto tempo assim mas o sotaque é bem menos perceptível. Claro que essa "coisa" de sotaque pode ou pelo menos não deve ser um fator assim tão relevante para o seu aprendizado, eu costumo dizer que tem até um certo "charme", desde que se fale corretamente o idioma.

Mas já que você se predispõe a investir tempo e dinheiro para aprender Inglês, porque não tratar também de reduzir o sotaque na medida que você avança no aprendizado? você não acha que isso causaria um impacto maior? imagine se você vai fazer uma entrevista de emprego e o intrevistador for...americano, britânico....?

Bem...listei abaixo 7 erros que devem ser evitados afim de que você possa melhorar seu sotaque:
1.Continuar acreditando que isso não possa ser melhorado.
2.Acreditar que você precisa de um talento especial.
3.Não ter um método ou um plano de trabalho.
4.Deixar que a timidez continue andando ao seu lado.
5.Querer falar muito rápido.
6.Não pedir para que repitam, quando você não entende.
7.Ouvir passivamente.

Nas próximas postagens vamos discutir esses erros acima, junto trarei algumas dicas para que você possa evitá-los e com isso falar um inglês mais bonito e polido, para o qual as pessoas, ao ouví-lo digam uauuuuuu!!!!!!
...ontem finalizei um post, mencionando
7 erros que devemos evitar para melhorarmos o sotaque da língua Inglesa. Falarei sobre os 2 primeiros:

CONTINUAR ACREDITANDO QUE ISSO NÃO POSSA SER MELHORADO
é o que muitos dizem, a maioria diz...que jamais será possível se livrar do forte sotaque da língua nativa sobre a qual se está aprendendo. Seja por falta de vocabulário, falta de tempo, falta de paciência, etc...,ao ouvirmos isso começamos a acretidar que não podemos melhorar. Porém, devemos acreditar que somos capazes de alcançar grandes resultados, muito além do que pensamos ser possível, temos que ter "focus" e quanto mais focado estivermos mais naturalmente as coisas ocorrerão. Então esteja comprometido em estar focado em ações diárias para que você chegue a esse objetivo.

ACREDITAR QUE VOCÊ PRECISA DE UM TALENTO ESPECIAL
Não é necessário talento ou dons especiais, crie seu próprio talento com persitência, dedicação e paixão para que você possa seguir praticando até que se torne excelência. A prática leva a perfeição, torne-se um apaixonado sobre como aprender o sotaque do idioma inglês. Comece a imaginar que você encontrará meios para isso, porque quando você procura por uma maneira nova de se fazer as coisas, acredite, as coisas começam de fato a acontecer.
....vou finalizar o tema
é possível reduzir o sotaque comentando sobre os outros 5 erros que devemos evitar para melhorar o sotaque, vamos lá:Não ter um método ou um plano de trabalho.
É necessário ter uma plano de trabalho, assim como em tudo a que nos propomos fazer, para melhorar o sotaque não é diferente. A princípio procure por exercícios curtos, escreva frases curtas, que possam ser facilmente repetidas, estabeleça um número de frases por dia e trabalhe com elas. Use também os podcasts, entre os quais eu recomendo
Train Your Accent.

DEIXAR QUE A TIMIDEZ CONTINUE ANDANDO AO SEU LADO
Acho que todos que aprendem Inglês se deparam ou já depararam com esse detalhe, a tímidez. AS vezes perdemos ótimas oportunidades devido a tímidez, portanto passe o "óleo de peróba" na cara e go ahead...mesmo que você se torne o centro das atenções, não se deixe abater, tenha o controle da situação. Não se esqueça que você já se encontra em uma boa posição somente pelo fato de estar aprendendo uma segunda língua.

QUERER FALAR MUITO
Você estará perdendo um ingrediente chave para melhorar seu sotaque ao querer falar muito rápido. E essa "velocidade" toda não é fator preponderante para julgar se seu inglês é bom ou ruim. Observe que os grandes comunicadores costumam usar frases curtas e pausadas, e o ingrediente que você está perdendo é justamente a oportunidade de você possa se fazer entender melhor, assim seu interlocutor te entenderá melhor e consequentemente irá querer se fazer entender também, e é claro, falará mais pausadamente.

NÃO PEDIR PARA QUE REPITAM, QUANDO VOCÊ NÃO ENTENDE
Você deve perguntar sempre que não entender o que lhe foi dito, pois um input errado certamente causará um output também errado. Nós aprendemos com o que ouvimos.

OUVIR PASSIVAMENTE
Ao contrário de ouvir passivamente, você deve ouvir ativamente, que consiste em você ester cienta do que está ouvindo se colocando ativamente engajado em cada aspecto da situação: a conversa, as palavras usadas, o significado, o sentido, a atmosfera do ambiente, a linguagem corporal e muitos outros aspectos.

Bom gente, é isso, espero mais uma vez poder ter ajudado....don't give up and keep on studying.

Fonte: www.englishcaffe.info