domingo, 3 de fevereiro de 2008

Estilos de Aprendizagem

Os alunos aprendem de modos diferentes.
Alguns querem que o professor escreva tudo no quadro. Outros gostam de se reunir em pequenos grupos e discutir assuntos de interesse comum; outros gostam de participar de palestras e fazer anotações do que ouvem.

Abaixo apresento alguns estilos de aprendizagem e algumas dicas para que cada aluno aprenda melhor dentro do seu estilo. Uma vez que você compreenda o seu estilo de aprendizagem, você poderá melhorar sua performance em sala de aula e melhorar seus hábitos de estudo. A coisa mais importante a lembrar é: faça o que é melhor para você!

Os estilos abaixo ( e suas características ) são baseados no conceito de Inteligências Múltiplas criado pelo psicólogo americano Howard Gardner.
Vale também lembrar que QUALQUER ALUNO pode desenvolver as habilidades abaixo, mas, geralmente, uma ou duas das qualidades se sobrepõem às outras, caracterizando, assim, o aluno.

Alunos Visuais: (Eles têm que ver para aprender!)
Características:
Precisam ver para aprender.
Gostam de cores.
Podem ter habilidades artísticas.
Têm dificuldade em ouvir comandos.
Acham difícil compreender palestras. Interpretam mal as palavras.
Dicas de aprendizado: Use gráficos para reforçar o aprendizado: filmes, slides, ilustrações, tabelas, resumos, flashcards, etc Crie códigos de cores em seus resumos.
Em palestras, use diagramas e tabelas para organizar suas anotações.
Revise frequentemente escrevendo tudo de novo.

Alunos Auditivos: (Se eles ouvem, eles lembram!)

Características:
Preferem receber informações ouvindo.
Acham difícil entender comandos escritos.
Têm dificuldade em ler e escrever. Dicas de aprendizado:
Use fitas para ouvir palestras ou livros.
Aprenda fazendo entrevistas ou participando de discussões.
Depois de ler alguma coisa, faça um resumo em uma fita e ouça depois.

Alunos Tácticos: (Se eles podem tocar com as mãos, eles aprendem
!)
Características:
Preferem aprender tocando em objetos.
Conseguem juntar partes separadas sem comandos escritos.
Têm dificuldade em ficar sentado por longos períodos.
Aprendem melhor quando participam de atividades físicas.
Têm boa coordenação e habilidade atlética.
Dicas de Aprendizado:
Participe de aprendizados experimentais (fazer modelos, atividades em laboratório, dramatizações). Faça pausas freqüentes nas suas horas de estudo. Use o computador no seu aprendizado. Memorize ou repita o que você quer aprender enquanto estiver caminhando ou se exercitando.

Alunos Autodidatas: (Eles são extremamente independentes
!)
Características: Trabalham e estudam sozinhos.
Têm interesses próprios.
Refletem sobre si mesmos freqüentemente.
Seguem os seus instintos.
São persistentes e determinados.
Gostam de ser originais.
Dicas de aprendizado: Estude sozinho, usando livros, recursos multimídia, etc Faça projetos individuais, evite trabalhos em grupo. Obedeça a seu próprio ritmo de aprendizado.

Alunos Lingüísticos: (Aqueles que falam duas línguas ou mais!)
Características:
Gostam de ler de tudo.
Gostam de escrever e contar estórias.
Memorizam facilmente nomes, lugares e datas.
Dicas de aprendizado: Escreva o que você está estudando.
Leia o máximo que puder.
Verbalize o que você está aprendendo (conte para os outros).

Alunos Lógicos: (Eles adoram números!)
Características:
Gostam de fazer experiências.
Adoram números e problemas lógicos ou matemáticos.
Geralmente são ótimos em Matemática, Física, Cálculo, etc. Dicas de Aprendizado:
Organize o que você está aprendendo: separe em categorias, crie classificações e descubra padrões implícitos.

Alunos Musicais: (Eles adoram música em sala de aula!)
Características:
Gostam cantar ou tocar instrumentos. Estão sempre cantarolando canções. Adoram ouvir rádio e escutar cds. Lembram facilmente melodias e ritmos. Dicas de Aprendizado:
Faça rimas ou descubra canções que possam fazer você memorizar o que está aprendendo mais facilmente. Ouça música enquanto estiver estudando. Estude letras de música se você está estudando uma nova língua ou aperfeiçoando o Português.

Alunos Gregários: (Eles conhecem muitas pessoas
!)
Características:
Têm um grande círculo de amizades. Gostam de conversar com as pessoas. Gostam de trabalhar em grupos. Compreendem as pessoas (é um bom ouvinte). Geralmente lideram um grupo. Organizam grupos de pessoas ou festas sociais. Minimizam conflitos, é diplomático. Dicas de Aprendizado:
Compartilhe o que você está aprendendo com os outros. Trabalhe em grupos. Faça entrevistas.

Os Cinco Princípios do Aprendizado:

Tenha Interesse. Se você está realmente interessado em aprender alguma coisa, seu aprendizado será mais eficaz. Ninguém poderá fazer você gostar de alguma coisa. Você terá que descobrir esse interesse dentro de você mesmo. Pare por um instante e pergunte a você mesmo por que você está estudando. Se suas razões forem: passar em uma prova, tirar uma boa nota, se formar, etc repense sua atitude quanto ao seu aprendizado. O que quer que você esteja estudando, você vai esquecer logo se não estiver genuinamente interessado.

Personalize. Estar realmente interessado em alguma coisa significa encontrar aonde aquele assunto se insere em sua vida. O que quer que você aprenda desaparecerá logo se você não encontrar uma ligação entre o que você está estudando e a sua vida.

Escreva ou Fale. Quando colocamos em palavras ou quando falamos o que estamos estudando, temos mais chance de lembrar do assunto. Use todas as oportunidades para colocar o abstrato em palavras.

Aprenda junto com outras pessoas. . Aprendemos mais se estamos com outras pessoas. Cooperação (e não competição) gera aprendizado.

Estudar em grupo é eficiente quando todos estão preparados; quando o material é tão difícil que ninguém consegue decifrar; quando você está se preparando para provas ou quando você não se sente apto a estudar sozinho.

Valorize-se. Aprendemos mais quando nosso esforço é recompensado. Enquanto você lê ou estuda, planeje pausas regulares e crie um prêmio para você mesmo no final de cada tarefa concluída. Você também deve dar um prêmio a você mesmo quando consegue realizar alguma conquista acadêmica - como um 10 em uma prova, por exemplo.


EXERCÍCIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE APS Alta Percepção Sensorial

AUDITIVO: Procure uma posição em que você possa sentir-se bem confortável e então feche os olhos... Inspire e expire (sete vezes) lenta e profundamente... Coloque toda a sua atenção nos sons que você pode ouvir à sua volta... Primeiro os sons mais próximos... O som de sua própria respiração... Enquanto você vai silenciando internamente vai tornando-se sensível à percepção dos ruídos mais distantes... Coloque toda a sua atenção nos ruídos mais próximos... Agora passe para outro mais distante... Aguce bem o seu Sentido Auditivo... Faça a distinção de todos esses sons... Que sons são esses?... Tente então ouvir o silêncio... Que murmúrios ele lhe traz?... Que histórias lhe conta?... Ausculte o silêncio e perceba que coisas ele lhe diz... Novamente puxe uma respiração bem funda e quando seus olhos quiserem ver, abra-os..

VISUAL: Escolha um lugar (não muito grande) onde você possa caminhar sem ser interrompido e, usando seu Sentido Visual, tente perceber tudo o que há nele... Os lugares onde se encontram os diferentes objetos... Seja o mais detalhista possível... Estabeleça uns dois minutos para a experiência... Encontre uma posição confortável, feche os olhos e respire lenta e profundamente (sete vezes)... Visualize os diferentes objetos, seus detalhes, lugar onde se encontram.... Descreva-os detalhadamente para você mesmo... Abra os olhos e caminhe pela sala... Você visualizou corretamente os objetos e os lugares onde se encontravam?... Se for possível peça a alguém que troque alguns objetos de lugar e tente perceber quais objetos foram trocados..

CINESTÉSICO: Feche os olhos... Inspire e expire (sete vezes) lenta e profundamente... Sinta o ar entrando pelo seu nariz e se expandindo por todo seu corpo... Mantenha os olhos fechados e caminhe pelo escuro... Procure sentir o lugar onde você se encontra... Sinta onde estão e como são os diferentes objetos... Sua textura... Cheiro... Sabor... Anote mentalmente as sensações que os mesmos lhe transmitem... Quanto maior a quantidade e qualidade de objetos selecionados, maiores as possibilidades de desenvolvimento desse sentido..
Os exercícios propostos, mesmo aqueles que correspondam ao seu Primeiro Sentido, podem e até devem ser praticados por qualquer pessoa. Deve-se, contudo, dar maior atenção aos sentidos que mais precisamos desenvolver para atingirmos a Alta Percepção Sensorial. Os benefícios de tal experiência serão percebidos por aqueles que os praticarem.