domingo, 29 de junho de 2008

Atualmente a Grafologia está sendo considerada uma ferramenta muitoútil em várias áreas.Através dessas perguntas, procuramos esclarecer as dúvidas maiscomuns sobre o assunto.

1- O que é Grafologia?É o estudo de várias características do indivíduo atravésda sua escrita.

2- Quais as características possíveis de identificação pelaGrafologia ?Pela Grafologia é possível identificar: tipo de raciocínio,cultura, capacidade de observação, atenção, memória,organização, adaptação, flexibilidade, criatividade,relacionamento, capacidade de liderança, atividade, vontade,reação frente a obstáculos, caráter, sensibilidade,emotividade, temperamento, dinamismo, grau de dependência ouindependência, honestidade, franqueza, reações em casos deconflito, capacidade de decisão, susceptibilidade, relações com odinheiro, sentido de economia.Também podemos verificar alguns transtornos orgânicos como:problemas circulatórios, respiratórios, úlceras, cálculos devesícula, uso de álcool ou drogas, estados depressivos, estres,neuroses, problemas de visão.

3- Como surgiu a Grafologia ?A verdadeira origem da Grafologia se perde no tempo.Alguns falam que os chineses, há milhares de anos, já a estudavam.Outros dizem que foi com Aristóteles e o historiador romano Suetonio.Mas, o primeiro livro conhecido sobre o assunto é de 1622, "ComoReconhecer o Caráter e os Atributos de uma Pessoa Através de umDocumento Escrito", de Camillo Baldo, um médico italiano,professor da Universidade de Bolonha que estabeleceu uma primeiranormatização sobre o assunto.No final do século XIX, o abade francês Jean-Hippolyte Michonpublicou o livro "Les mystères de l'écriture" onde surgiuo estudo mais científico da grafologia, termo este criado por ele.Crépieux-Jamin (1858-1940) é considerado o responsável pelagrafologia moderna, levando o rigor científico ao seu estudo.Muitas escolas de grafologia surgiram em várias partes do mundo comoAlemanha, Espanha, Suíça, Estados Unidos, mas o berço dagrafologia está na Itália e na França

4- E a Grafologia no Brasil, como surgiu?O primeiro trabalho científico sobre grafologia no Brasil é de1900, "A Grafologia em Medicina Legal" feito pelo médicobaiano, Dr. José Antonio de Gouveia Costa-Pinto, como tese dedoutorado aprovada com distinção na Faculdade de Medicina eFarmácia da Bahia.No final dos anos cinquenta é que surgem outras publicações sobreo assunto, no Brasil, entre elas os estudos de Arthur Sab, BetinaKatzenstein-Schoenfeldt, Edson Bellintani, Cacilda Cuba dos Santos eOdette Serpa Loevy

5- Quais são as áreas em que a Grafologia pode ser utilizada ?Seu campo de utilização é muito grande, porém as áreas ondeé mais utilizada são:área psicológica e terapêutica; área médica; áreaempresarial; área educacional; área judicial.

6-- Como é utilizada na área terapêutica ?A identificação das características da pessoa, agiliza o trabalhodo psicólogo ou qualquer outro terapeuta que necessite dessesconhecimentos, auxiliando na identificação das áreas de conflito,verificando a melhor forma de conduzir o processo.

7- Como é utilizada na área médica ?Muitos problemas de saúde são identificados pela escrita, algumasvezes até antes de surgirem os sintomas. Dessa forma, um médicopode solicitar exames específicos para comprovar a doença.Também é muito utilizada para acompanhar a evolução darecuperação de pacientes, principalmente após cirurgias.

8- E na área empresarial ?É onde é mais utilizada no Brasil.Utiliza-se na seleção de pessoal, avaliação de desempenho,orientação de carreiras, promoções, entre outras.

9- E sua utilização da área educacional ?Muito útil para identificar a origem de problemas emocionais nacriança ou adolescente; auxilia a verificar as causas dasdificuldades de aprendizagem e também em orientação vocacional.

10- Como a Grafologia é utilizada na área judicial ?Na identificação da legitimidade de letras e assinaturas;falsificações; tipo psicológico de criminosos e muitas vezesaté de suas características físicas.

11- Qual a vantagem da Grafologia sobre outros testes ?Sua vantagem está na simplicidade de sua aplicação e sua rapidez(basta a pessoa escrever algo numa folha em branco) e na abrangênciade seus resultados (um teste apenas para identificar váriascaracterísticas).

12- Como é feito o teste ?Solicita-se que a pessoa escreva algo em letra corrente, com caneta oulápis, numa folha de papel sem pauta, com o mínimo de 20 linhas.

13- É possível fazer essa avaliação a partir de um outrodocumento qualquer, como uma carta, um caderno escolar, um cartão defelicitações ?Sim, a avaliação pode ser feita a partir de qualquer material quecontenha a escrita de uma pessoa, porém não é o ideal, jáque há vários fatores que podem interferir na escrita como porexemplo, local onde foi escrito (numa mesa, num veículo em movimento,sobre uma almofada), rapidez (a pessoa quando escreveu estava com pressaou nervosa), problemas de visão (estava sem óculos ou num ambienteescuro), entre outros.Nesses casos, solicita-se então, o maior numero possível dedocumentos escritos pela mesma pessoa. Mas o correto seria seguir asnormas pré estabelecidas, num local adequado, próprio para oobjetivo da avaliação.

14- O que é analisado na escrita ?Basicamente são analisadas a ordem da escrita, as margens, o tamanhodas letras, sua inclinação, a direção das linhas, a pressão dostraços, a rapidez, a forma, entre outros detalhes maisespecíficos. Na verdade, todo os traços e movimentos feitos sãoavaliados.

15- Como se tornar um grafólogo ?No exterior, os cursos de Grafologia são quase todos feitos emuniversidades, com duração de até 5 anos . No Brasil já existemalguns em nível de pós-graduação, e muitos cursos livresoferecidos por profissionais autodidatas ou que estudaram no exterior.Mas é necessário ter cuidado pois há muitas pessoasdespreparadas exercendo a profissão ou ministrando cursos, visto quenão há nenhum órgão regulador oficial da profissão noBrasil .

Zelia Grillo -grafóloga(Para informações sobre cursos ou análises grafológicas paraempresas ou particulares deixe mensagem nos comentarios.)
http://www.wmsenior.com/ <http://www.wmsenior.com/> -http://wmsenior-rh.blogspot.com/ <http://wmsenior-rh.blogspot.com/>

Mais sobre assunto Grafologia :

Grafologia é o estudo da escrita manual, especialmente quando empregado como método para análise da personalidade. Os verdadeiros peritos em escrita manual são conhecidos como grafotécnicos, ou periciadores de documentos, não como grafólogos.. Os
periciadores de documentos levam em conta os laços, pingos nos "i" e cortes nos "t", espacejamentos das letras, inclinações, alturas, arremates, etc. Examinam a caligrafia para determinar autenticidade ou falsificação.
Os grafólogos examinam laços, pingos nos "i" e cortes nos "t", espacejamentos das letras, inclinações, alturas, arremates, etc., mas acreditam que essas minúcias da escrita sejam manifestações de
processos mentais inconscientes. Acreditam que tais detalhes possam revelar tanto sobre uma pessoa como a astrologia, a quiromancia, a psicometria, ou o indicador Myers-Briggs de tipos de personalidade. No entanto, não há nenhuma prova de que a mente inconsciente seja um reservatório que guarda a verdade sobre uma pessoa, muito menos de que a grafologia ofereça um portal para esse reservatório.
Afirma-se que a grafologia serve para tudo, desde entender questões de saúde, moral e experiências passadas a talentos ocultos e problemas mentais.
* Porém, "em estudos adequadamente controlados e cegos, em que as amostras de caligrafia não contêm nada que possa fornecer informações não grafológicas nas quais se possa basear uma predição (por exemplo, um trecho copiado de uma revista), os grafólogos não se saem melhor que o acaso na predição... de traços de personalidade...." ["The Use of Graphology as a Tool for Employee Hiring and Evaluation [Uso da Grafologia Como Ferramenta Para a Contratação e Avaliação de Empregados]," da Associação das Liberdades Civis de British Columbia] E mesmo os que não são experts são capazes de identificar o sexo da pessoa que escreveu em cerca de 70% das vezes (Furnham, 204).
Os métodos usados pelos grafólogos variam.
* Mesmo assim, as técnicas desses "peritos" parecem se resumir a itens como a pressão exercida sobre a página, espacejamento de palavras e letras, cortes nos "t", pingos nos "i", tamanho, inclinação, velocidade e regularidade da escrita. Embora os grafólogos neguem, o conteúdo da escrita é um dos fatores mais importantes na avaliação grafológica da personalidade. O conteúdo de uma mensagem, naturalmente, independe da caligrafia e deveria ser irrelevante na avaliação.
Barry Beyerstein (1996) considera as idéias dos grafólogos nada mais que
magia simpática. Por exemplo, a idéia de que deixar espaços em branco entre as letras indica tendência ao isolamento e solidão porque os grandes espaços indicam alguém que não se relaciona facilmente e que não se sente confortável com a proximidade. Um desses grafólogos afirma que uma pessoa revela sua natureza sádica se cortar os 't' com linhas que se assemelham a chicotes.
Como não há nenhuma teoria útil de como a grafologia poderia funcionar, não é surpresa o fato de não existirem indícios científicos de que nenhuma característica grafológica tenha correlação significativa com qualquer traço de personalidade interessante.
Adrian Furnham escreve
Os leitores familiarizados com as técnicas da
leitura a frio serão capazes de entender por que a grafologia parece funcionar e por que tantas pessoas (inteligentes em outras circunstâncias) acreditam nela. [p. 204]
Acrescente-se à leitura a frio o
Efeito Forer ou Barnum, a predisposição para a confirmação, e o reforço comunitário, e temos uma explicação bastante completa para a popularidade da grafologia.
A grafologia é mais uma ilusão daqueles que querem um método rápido e rasteiro de tomar decisões para lhes dizer com quem se casar, quem cometeu o crime, a quem contratar, que carreira seguir, onde achar boa caça, onde encontrar água, petróleo ou o tesouro escondido, etc. É mais um elemento na longa lista de substitutos enganosos para o trabalho duro. É atraente para os que se impacientam com questões problemáticas como a pesquisa, análise de indícios, raciocínio, lógica e teste de hipóteses. Se você quer resultados, e os quer imediatamente e expressos em termos fortes e determinados, a grafologia serve. Se, no entanto, você puder conviver com probabilidades razoáveis e incertezas, pode tentar outro método para escolher uma esposa ou contratar um empregado.
Se, por outro lado, você não se importar em discriminar pessoas com base em bobagens pseudocientíficas, pelo menos tenha a coerência de usar um
tabuleiro Ouija para ajudá-lo a escolher o grafólogo certo.
Veja verbetes relacionados sobre
cristais, quiromancia, o polígrafo e o teste de Rorschach.
leitura adicional
Mass Media Funk - Barry Beyerstein e Alan Alda - sobre a grafologia
Mass Media Bunk - grafologia
Mass Media Bunk - mais grafologia
Exame Grafológico de Sexo Uma aplicação humorística para essa "ciência".
The American Society of Questioned Document Examiners
Academia Britânica de Grafologia
Datagraph - grafologia "científica"
"The Use of Graphology as a Tool for Employee Hiring and Evaluation [Uso da Grafologia Como Ferramenta Para a Contratação e Avaliação de Empregados]" da
Associação das Liberdades Civis de British Columbia
Basil, Robert. "Graphology and Personality: Let the Buyer Beware," em The Hundredth Monkey and Other Paradigms of the Paranormal, ed. Kendrick Frazier (Buffalo, N.Y.: Prometheus Books, 1991), pp. 206-208.
Beyerstein, Barry. "Graphology," em The Encyclopedia of the Paranormal, editada por Gordon Stein (Buffalo, N.Y.: Prometheus Books, 1996), pp. 309-324.
Beyerstein, Barry and Dayle F. Beyerstein, editores, The Write Stuff - Evaluations of Graphology, the Study of Handwriting Analysis (Buffalo, N.Y.: Prometheus Books, 1991).
Furnham, Adrian. "Write and Wrong: The Validity of Graphological Analysis," em The Hundredth Monkey and Other Paradigms of the Paranormal,ed. Kendrick Frazier (Buffalo, N.Y.: Prometheus Books, 1991), pp. 200-205.
Gardner, Martin. Fads and Fallacies in the Name of Science (New York: Dover Publications, Inc., 1957), cap. 24