segunda-feira, 3 de março de 2008

O que é Gramática?
De modo simples e rápido a melhor resposta a esta pergunta é:“o conjunto de regras que regulamenta o uso correto da língua falada e escrita”Quando um professor de línguas fala de gramática os alunos logo pensam naquele monte de regras estranhas que precisam ser decoradas, quase que de modo mecânico para que um dia eles sejam capazes de usar estas regras de modo natural. Claro que isto pode ocorrer, mas leva bastante tempo para que este código gramatical seja usado de modo natural.Acontece que muitas pessoas esquecem que, lingüisticamente falando, há vários tipos de gramática: normativa, descritiva, gerativa, universal, transformacional, internalizada, histórica, etc, etc.Para entender o
Lexical Approach torna-se necessário compreender dois destes tipos de gramática: a normativa e a internalizada. Aqui por enquanto vamos falar da Gramática Normativa e em um outro artigo falaremos da Gramática Internalizada.A Gramática Normativa é a gramática das regras. É aquela que vemos na escola! “É errado falar assim, o certo é falar assado.” Ou seja, “para mim fazer” está errado, o correto é “para eu fazer”. A Gramática Normativa é a que estipula o que é “certo” e o que é “errado”. Ela tem seu valor em sala de aula pois podemos ensinar nossos alunos como se comunicarem em situações mais formais da língua, situações nas quais torna-se necessário o uso do código gramatical tido como padrão pelos estudiosos da língua. Este negócio de “certo” e “errado” dá margem para muita discussão; mas, este não é o meu objetivo aqui!Nas nossas aulas de inglês a Gramática Normativa resume-se, de certa forma, aos tempos verbais (present continuous, present perfect, will, going to, etc), preposições, ordem dos adjetivos, comparativo e superlativo, verbos regulares e irregulares no past simple e toda esta confusão de nomes que muitas vezes os próprios professores de língua inglesa acabam se confundindo!A Gramática Normativa é extremamente importante para nós, professores! Afinal, é com ela que analisamos as sentenças produzidas por nossos alunos. Vira e mexe, a professora ou professor corrige seu aluno a nível de Gramática Normativa, pois é isto o que aprendemos a nossa vida toda. Ou seja, aprender uma língua resume-se a aprender e a gramática da língua alvo. Mas isto também já é um outro ponto de discussão!Para encerrar, lembre-se o que é Gramática Normativa: a gramática do “certo” e do “errado”, a gramática que dá nome às coisas (present simple, past perfect continuous, passive voice, active voice, etc). Com isto em mente você entenderá logo porque o Lexical Approach enfatiza a aquisição de vocabulário (Lexical Items) e não da gramática.

By Denilso de Lima