terça-feira, 18 de março de 2008

Adriana Grade Fiori Souza, Gisele Cilli da Costa, Leonilde Favoreto de Mello e Regina Helena Machado Aquino Corrêa Disal Editora, 2006, 264 páginas

O universo corporativo criou e desenvolveu uma nova linguagem que invade o universo do profissional de língua inglesa e exige cada vez mais dele. O Dicionário de Inglês Corporativo das Profas. Adriana Grade Fiori Souza, Gisele Cilli da Costa, Leonilde Favoreto de Mello e Regina Helena Machado Aquino Corrêa foi desenvolvido para suprir essa demanda.
O ponto forte deste dicionário é a forma como ele foi organizado. A compilação de termos dentro de contextos específicos auxilia tanto aprendizes ainda não inseridos no mercado de trabalho, denominados "pre-experienced learners" quanto profissionais de língua inglesa que ensinam "Business English". Ter acesso a este jargão corporativo, muitas vezes desconhecido e distante destes profissionais, é cada vez mais importante para lidar com os efeitos da globalização do século XXI.
Além de informar a quem o consulta, este dicionário mergulha no mundo corporativo, pois está organizado por campos conceituais onde encontramos verbetes listados em ordem alfabética. Cada verbete deste dicionário apresenta a palavra-entrada em português, acompanhada de sua classe gramatical, seu equivalente em inglês, seguido de exemplos retirados de livros, revistas, cartas comerciais entre outros; o seu equivalente em português, seguido da tradução dos exemplos e, em alguns casos, de seu uso, notas explicativas, sinônimos em inglês e português e variações do termo. No final do dicionário encontra-se ainda um índice remissivo em português e um index em inglês que ajudam o usuário a buscar os termos mais rapidamente.
Neste sentido não se trata somente de mais um dicionário, mas, principalmente, de um recurso didático a mais a ser usado em sala de aula e em ambientes corporativos e de negócios, proporcionando ao usuário a aprendizagem das expressões e situações existentes no cotidiano corporativo. Imperdível!
Autora da resenha Claudia Taha é diretora do College Language Center, especializado no atendimento de adultos, profissionais e público organizacional, professora em cursos de Pós-Graduação e de Business English. Trabalha com empresas como Dow, Hussmann, Milenia, Sandoz e Syngenta, entre outras.
Clique para adquirir seu exemplar na
Disal ou no Submarino