segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Use de CRASE em horas

Barba Negra é educador, contista, cronista e escreve nesta coluna sobre Teoria Literária, Língua Portuguesa e Redação todas as sextas-feiras.


AS HORAS ou ÀS HORAS?

Devemos usar A Crase diante [Das Horas]?

• Sim, devemos colocar o acento indicativo de crase diante da hora ou das horas. Primeiro, porque devemos usar o artigo antes de hora(s). Segundo, porque, neste caso, o artigo vem sempre depois de uma preposição: a + as 18 horas => às 18 horas. Assim:

- As aulas começam precisamente [às] 7 horas.
- Às 20 horas começará o jogo.


Se não há crase diante de artigo indefinido, devemos usá-la diante de Uma Hora?

• Também devemos usar porque, neste caso, [uma] não se trata de um artigo indefinido e, sim do numeral [uma], que determina o número de horas – duas horas, três horas, etc. Assim sendo:

- Mudaram o meu turno, começo, agora, à uma da madrugada.

Caso Especial

• Já sabemos que o artigo que acompanha o número de horas vem sempre depois de uma preposição. Se acaso tivermos de empregar uma preposição que não seja [a], por exemplo: para, desde, após e entre. Não devemos usar, em hipótese nenhuma, a crase. Se fizéssemos, estaríamos sobrepondo estas preposições ao [a]:

- Ele chegará entre as 8 horas e às 9 horas.

- Eles trabalharam até as 3 horas.

- Sairei após as duas horas.

- Faltam 10 para as 2 horas.

Cuidado com A Concordância com Minutos!

• Ele chegou aos 15 para as nove horas. Isto é: Ele chegou aos 15 minutos para as 9 horas. Usamos [aos] diante de 15 porque minutos é masculino. O artigo será [o].

Macete: Essa é uma boa maneira de provar a existência do artigo: substituir a palavra feminina por outra masculina. Se surgir [ao] significa que há preposição + artigo.

Portanto, diante da palavra feminina também haverá ambas. Caso contrário, se surgir só o artigo [o] não há preposição. No caso de horas, troque por meio-dia. Assim:

- Ele chegará entre o meio-dia e às nove horas.

- Eles trabalharam até o meio-dia.

- Sairei após o meio dia.

[Até Às] é um Caso Facultativo

• Embora se recomende não usar o acento indicativo de crase devido à inexistência da preposição [a] (trabalharam até o meio dia), é possível empregá-lo quando se deseja acentuar bem a noção de limite. Essa noção de limite acontece porque a preposição [até] tem o sentido de inclusão: mesmo, inclusive, ainda, também. Foi a partir do século XVII que se começou a usar as duas preposições combinadas. Portanto, embora desnecessário, possamos optar por:

- Eles trabalharam até as 3 horas.

- Eles trabalharam até às 3 horas.

- A noção de limite fica mais clara nesta frase:

- Chegou até à porta, => isto é, parou na porta.

Como Se Pergunta Às Horas?

• Assim é que se pergunta: [Que] horas são? Pois em tais frases, não existe sujeito, e o predicativo é [que], um pronome-adjetivo equivalente a quantas. Seria o mesmo que perguntássemos: São quantas horas?

• Que horas são? E responder-se-á: É uma hora. — São três horas.

________________________________________

Referência bibliográfica:

Lima, Rocha, Gramática Normativa da Língua Portuguesa; José Olympio, 1985.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.Se você encontrar erros (inclusive de português), por favor, me informe.