quarta-feira, 25 de março de 2009

Dica para melhorar Speaking ou Listening

O texto abaixo que meu amigo Denilso de Lima escreve (autor dos livros : Inglês na Ponta da Língua e Por que assim e não assado ? ) tem tudo a ver com o método Kumon - Inglês . É por essas e outras que sou fã número 1 do KUMON e do Denilso também rsrs

Parabéns Denilso



Ontem fiz uma rápida pesquisa via Twitter para saber qual habilidade as pessoas consideram difícil de dominar em inglês. Confesso que fiquei admirado com o resultado!

Acreditava que listening [habilidade de ouvir] fosse ganhar em disparada. Porém, a maioria dos que responderam à minha pergunta elegeram o speaking [habilidade de falar] como a mais difícil.

Esta dificuldade desve estar relacionada ao fato de não termos com quem conversar em inglês. Como nunca frequentei um curso de inglês, era a dificuldade que eu tinha. Eu sabia muito vocabulário [palavras isoladas] e muita gramática [muita mesmo]; porém, na hora de falar inglês minha pronúncia era lastimável, eu não tinha ritmo, me enrolava com frases simples, não conseguia combinar as palavras de modo natural, suava frio e tudo mais.

Um dia tomei uma atitude para mudar isto. Criei então táticas para virar o jogo. Abaixo compartilho uma que conserei infálivel.

Escolha algumas sentenças e repita-as em voz alta. Se você tiver um livro com sentenças gravadas em CD, ótimo [eu não tinha!]. Escolha um horário e desligue-se do mundo [eu costumava fazer isto entre 11 da noite e meia-noite; era o horário mais tranquilo para mim].

Leia as sentenças uma a uma. Apenas leia e verifique as equivalências. Não esquente a cabeça com a gramática ou com as palavras isoladas. Dê atenção à sentença como um todo. Veja as palavras e como elas se ligam à próxima palavra. Para isto leia as sentenças de trás para frente.

Por exemplo, digamos que a sentença seja "what are you doing?" [o que você está fazendo?]. Comece a ler pela palavra "doing"; depois vá para "you" e repita "you doing"; então, "are" e diga "are you doing"; finalmente, "what" e a sentença completa "what are you doing?".

Feito isto com algumas sentenças. Pegue o CD e apenas escute uma a uma [pode fazer isto com o livro aberto]. Toque novamente o CD, pause e repita a sentença em voz alta. Faça isto sentença por sentença. Em um terceiro momento feche o livro, toque o CD e repita as sentenças em voz alta [apenas imagine as sentenças escritas, não as leia no livro].

Repita estes passos quantas vezes achar necessário. Uma vez só não basta. A repetição é o segredo! Quantos mais fizer, melhor será o resultado. Comece com sentenças! É aos poucos que você obtém grandes resultados. Com o tempo passe para diálogos ou textos completos. Mas não vá com muita sede ao pote! Seja modesto e fique apenas nas sentenças.

That's it for today! Have a wonderful day, you all!