domingo, 9 de novembro de 2008

GLOSSÁRIO WIRELESS

Acknowledgment - uma mensagem que informa a um remetente que seusdados foram recebidos corretamente pelo receptor pretendido.Address resolution - o processo de determinar o endereço da camada deenlace de um nó cujo o endereço da camada de rede é conhecido (porexemplo, determinar o endereço Ethernet que corresponde a um endereçoIP).



Advertise reachability - o processo pelo qual um roteador enviaatualizações de rotas afim de anunciar que o roteador é um bom NextHop a ser usado para alcançar um destino específico ou um grupo dedestinos.



Agent Discovery - o processo pelo qual um nó móvel determina sualocalização atual ou seu movimento (de um foreign link para outro) eadquire um foreign agent care-of address em um foreign link. O AgentDiscovery é uma extensão do ICMP Router Discovery.



AH (Authentication Header) - um cabeçalho de protocolo que provêautenticação, verificação de integridade, proteção a uma possívelréplica e não rejeição para um pacote IP completo.Área de cobertura (Coverage area) - a área sobre a qual o sinal de umtransmissor (sem fio) pode ser recebida com segurança.



ARP (Address Resolutation Protocol) - um protocolo padrão que realizaresolução de endereços entre endereços IP e vários endereços da camadade link.Autenticação (Authentication) - Aprova ou desaprova a identidadereivindicada de alguém ou alguma coisa.



Autorização (Authorization) - o processo de verificação ondecomprova-se que a unidade tem permissão de acesso a um recurso.Backbone - um link ou links de alta velocidade usados parainterconectar os roteadores de provedores de serviço ou organizações.



Binding - uma associação no home agent entre o home address do nómóvel e seu care-of address atual e o tempo de vida remanescente destaassociação.



Bit - um dígito binário (0 ou 1).Bridge - um dispositivo da camada de enlace que retransmite framesentre dois ou mais links conectados.



Broadcast packet - um pacote destinado para todos os nós em um linkúnico ou em vários links.



Buffering - no contexto de tráfego em tempo real, uma estratégia naqual dados são acumulados por algum período de tempo, considerando asvariações nos atrasos de transmissão.



Byte - um grupo de oito bits (também chamado de octeto ou caracter).Camada de apresentação - Camada 6 do modelo de referência OSI,responsável por definir a sintaxe e codificação dos tipos de dados dediferentes sistemas operacionais.



Camada física - camada 1 do modelo de referência OSI, responsável fortransferir bits de informação através de um meio particular decomunicação.



Camada de rede (network layer) - camada 3 do modelo de referência OSI,que é responsável por mover pacotes de uma fonte original para odestino final através de uma topologia arbitária de roteadores elinks.



Camada de sessão - Camada 5 do modelo de referência OSI, responsávelpor prover serviços orientados a aplicação para as camada superiores(por exemplo: verificação da transferência de grandes arquivos).



Camada de transporte - Camada 4 do modelo de referência OSI,responsável por mover segmentos contendo dados de camadas mais acima,da origem para o destino. Protocolos da camada de transporteconfiáveis como o TCP, garantem a não ocorrência de erros e a entregaem ordem sequencial de dados das camadas superiores. Outros, como oUDP, provêm pouco mais que a capacidade de multiplexação que o IPprovê por si mesmo.



Care-of address - um endereço usado temporariamente por um nó móvelcomo ponto de saída de um túnel quando o nó móvel está conectado em umforeign link.



CDPD (Cellular Digital Packet Data) - uma WAN wireless padrão paraenvio de pacotes IP através de canais livres de um sistema celularanalógico.



Ckecksum - um valor calculado a partir do conteúdo de um cabeçalho deum protocolo e / ou um payload, usado para detectar erros emtransmissões.



Collocated care-of address - um endereço temporário designado a umadas interfaces do nó móvel.Congestionamento (Congestion) - uma condição na qual os roteadores deuma rede estão sobrecarregados com pacotes e são incapazes dedirecioná-los à frente, devido a velocidade de seus links conectados.



Controle de congestionamento (Congestion Control) - um algoritmo doTCP que detecta congestionamento e diminui a quantidade de dados queum remetente pode transmitir durante períodos de congestionamento.Criptografia - manipulação matemática de dados, de maneira complexa,para garantir a proteção da informação.



Desencapsulamento - o processo de extrair um primeiro pacote(cabeçalho e payload), da região de payload de um segundo pacote.



Device driver - software que encobre as características específicas deum hardware de uma interface de rede e os protocolos de camadas maisbaixas, da camada de rede.



DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) - um protocolo pelo qual umhost obtêm de um servidor certas informações que ele necessita paracomunicar-se, como um endereço IP, comprimento de prefixo e o endereçodo servidor DNS.



DNS (Domain Name System) - um sistema na Internet que mapeia o nome dehosts em endereços IP.



Encapsulamento (Encapsulation) - o processo de colocar um primeiropacote (cabeçalho mais payload) dentro da região de payload de umsegundo pacote.



Encapsulamento Recursivo (Recursive Encapsulation) - uma condição naqual pacotes tunneled reentram continuamente no mesmo túnel antes desair do mesmo.



Endereço lógico (logical address) - endereços usados pelos protocolosda camada de rede, que são independentes dos endereços físicos ou dacamada de rede.



Entry-point - o nó realizando a função de encapsulamento em um túnel.

Ethernet - um protocolo da camada de link designado para compartilharuma media e tipicamente utilizado sobre fio de cobre. A Ethernetgeralmente opera a 10 Mbps ou 100 Mbps.

Exit-point - o nó realizando a função de desencapsulamento em um túnel.

FDDI (Fiber Distributed Interface) - um protocolo da camada de linkdesignado para compartilhamento em uma media baseada em fibra-ótica,que opera a velocidade de 100 Mbps.

Foreign Agent - um roteador com no mínimo uma interface no foreignlink atual do nó móvel. Quando um nó móvel utiliza um foreign agentcare-of address, o foreign agent é responsável pela extração de umpacote do túnel e entrega o mesmo para o nó móvel. Um foreign agentpoderá também servir como um roteador padrão para pacotes enviados porum nó móvel registrado.

Foreign agent care-of address - um endereço de um foreign agent quetem no mínimo uma interface no foreign link atual do nó móvel.

Foreign link (foreign network) - qualquer outro link diferente do homelink do nó móvel, isto é, qualquer link no qual o prefixo de rede nãoé igual ao prefixo de rede do home address do nó móvel.

Fragmentação (fragmentation) - o processo no qual um extenso pacote IPé particionado em partes menores (chamados fragmentos) afim deencaixá-los dentro um link MTU (Maximum Transfer Unit).

Frame - um cabeçalho mais um payload (camada de link), isto é, umcabeçalho da camada de link mais um pacote.

FTP (File Transfer Protocol) - um protocolo da camada de aplicação naInternet, usado para transferir arquivos entre dois hosts através da rede.

Gratuitous ARP - uma mensagem ARP Reply (provendo um mapeamento entreo endereço IP do remetente e o endereço link-layer) a qual não érequisitada por qualquer mensagem ARP Request correspondente. Por exemplo, um nó móvel envia vários gratuitous ARP's quando quer que omesmo retorne a seu home link.

GRE (Generic Routing Encapsulation) - uma forma opcional de tunnelingque pode ser suportada pelos home agents, foreign agents e nós móveis.O GRE permite que um pacote payload de qualquer protocolo da camada derede seja encapsulado dentro de um pacote de qualquer outro (ou domesmo) protocolo da mesma camada.

Header (Cabeçalho) - uma pequena porção de dados anexada aos dadospassados abaixo por uma camada superior e enviada através da rede.

Higher layer - uma camada de protocolo imediatamente acima do IP.Exemplos seriam protocolos de transporte, como o TCP e o UDP,protocolos de controle como o ICMP, protocolos de roteamento como oOSPF e Internet ou protocolos de camadas inferiores utilizandotunneling sob IP, como IPX, Apple Talk ou o próprio IP.

Home address - um endereço permanente de um nó móvel que é utilizadoem correspondência com outros nós, independente da sua localizaçãoatual.

Home Agent - um roteador com no mínimo uma interface no home link donó móvel. O home agent intercepta pacotes destinados para o homeaddress e envia-os via túnel para o care-of address do nó móvel,quando o mesmo está conectado ao foreign link. Um nó móvel informa aseu home agent seu care-of address atual através de um protocolo deregistro autenticado, definido pelo IP Móvel.

Home link (home network) - o link que possui o mesmo prefixo de redede um home address permanente de um nó móvel.

Hop - a distância entre uma fonte e um destino medida no número deroteadores que os separam (por exemplo, hosts vizinhos estão "zerohops" distantes, hosts separados por um simples roteador estão "umhop"distantes, etc.)

Host - qualquer nó que não seja um roteador.Hostname - um string de caracteres usados para identificar um host ouum roteador no DNS.

Host móvel (mobile host) - um nó móvel que mantém conectividade por si mesmo.

HTTP (HyperText Transfer Protocol) - um protocolo da camada deaplicação na Internet usado para transferir páginas web e outros conteúdos para a WWW (World Wide Web).

ICMP (Internet Control Message Protocol) - um grupo de mensagens deerro e diagnóstico usadas por hosts e roteadores para reportarproblemas ou informações de status. O ICMP deve ser suportado pelo nóque reivindica suportar IP.

IESG (Internet Engineering Steering Group) - um grupo que vigia asatividades do IETF e aprova documentos de grupos de trabalho antes dosmesmos serem publicados como RFCs.

IETF (Internet Engineering Task Force) - grupos de trabalho paraproduzir e definir padrões para a Internet ou resolver um problemaoperacional na Internet. O grupo de trabalho IP Routing forWireless/Mobile Hosts (mobileip) produziu as RFC's 2002-2006, quedefinem a operação do IP Móvel.

IGMP (Internet Group management Protocol) - um grupo de mensagensusadas pelos hosts para unirem-se (tornarem-se membros de) gruposmulticast e por roteadores multicast para investigar qualquer membroem um link específico.

Integrated Mobility Extension - uma extensão que o nó móvel podeacrescentar em suas mensagens Registration Request afim de receberpacotes de outros protocolos além do IP, enquanto conectado em umforeign link.

Interface - a conexão física de um nó com o link.Interface física - uma interface que conecta um nó a um meio físico.

Interface virtual - uma interface que realiza encapsulamento oudesencapsulamento, mas, ao contrário de uma interface física, nãoconecta um nó a um meio físico.

Internet - uma rede global baseada no grupo de protocolos do TCP/IP.

Intranet - uma rede privada baseada nos protocolos TCP/IP que também éparte da Internet global, protegida de intrusos pelo firewall ou umarede que não é conectada a Internet global.

IP (Internet Protocol) - o protocolo da camada de rede da Internet. OIP provê a entrega de pacotes pelo melhor esforço, sem conexão, emnome da camada de transporte e dos protocolos das camadas mais altas.

IP address - um identificador na camada IP para uma interface ou umgrupo de interfaces.

IP in IP Encapsulation - o protocolo padrão da Internet para tunnelingde pacotes IPv4 dentro de pacotes IPv4. Todos os foreign agents, todosos home agents e todos os nós móveis que suportam operação comcollocated care-of address devem implementar IP in IP Encapsulation.

IPCP (Internet Protocol Control Protocol) - um protocolo de controlede rede PPP (NCP) que negocia endereços IP e outros parâmetrosnecessários para a correta operação do IPv4 sobre link PPP.

IPv4 - versão 4 do Internet Protocol.

IPv6 - versão 6 do Internet Protocol, o sucessor do IPv4.

LAN (Local Area Network) - um link cobrindo uma área geográficarelativamente pequena, tipicamente na ordem de metros ou centenas demetros.

Layer (camada) - a combinação de um protocolo e o serviço que ele provê.Link - a media sobre a qual os nós podem comunicar-se na camada delink, isto é, a camada imediatamente abaixo do IP. Exemplos: Ethernet,links PPP, X.25, Frame Relay ou redes ATM.

Link MTU (Maximum Transfer Unit) - o tamanho máximo de um frameindividual que o protocolo da camada de link é capaz de transferir.

Link-layer address (endereço link-layer) - um identificador usado paraindicar a fonte e o destino de um frame link-layer.

Medium (ou media) - uma facilidade de comunicação sobre a qual os bitspodem ser transferidos na camada física, isto é, a camada abaixo dacamada de link de dados. Exemplos: fio de cobre, fibra-ótica, e canaisde rádio.Membros - receptores de um grupo multicast.

Minimal Encapsulation - uma forma opcional de tunneling do IPv4 emIPv4 que pode ser suportada por home agents, foreign agents e nósmóveis. A Minimal Encapsulation tem 8 ou 12 bytes menos overhead que aIP in IP encapsulation.Mobilidade (mobility) - a habilidade de um nó mudar seu ponto deconexão de um link para outro, enquanto mantém todas as comunicaçõesexistentes e usando o mesmo endereço IP no novo link.

Mobilidade heterogênea (Heterogeneous mobility) - mobilidade atravésde diferentes tipos de links e medias subjacentes. O IP Móvel é únicona habilidade de prover mobilidade heterogênea.

Mobilidade homogênea (Homogeneous mobility) - mobilidade através de umsimples tipo de link e a media subjacente. CPDP e IEEE 802.11 provêmmobilidade homogênea, enquanto o IP Móvel acomoda tanto mobilidadehomogênea como heterogênea.

Multicast Routing Protocol - um protocolo utilizado por roteadoresmulticast para trocar informações sobre a localização dos membros degrupos multicast.

Nó - um host ou um roteador.


Nó móvel (mobile node) - um nó com capacidade de mobilidade, isto é,um nó que pode mudar seu ponto de conexão de um link para outro,enquanto mantém todas as comunicações existentes e usando o mesmoendereço IP no novo link.

Nó nômade (nomadic node) - um nó capaz de nomadicity.

Nomadicity - a habilidade de um nó mudar seu ponto de conexão de umlink para outro mas sem terminar todas as comunicações em andamento noseu link anterior e iniciar novas comunicações no seu novo link (comum novo endereço IP).

Orientado a conexão (Connection- oriented) - um protocolo que tem trêsdiferentes fases: estabelecimento da conexão, transferência de dados eencerramento da conexão.

OSI (Open System Interconnection) - um modelo de referência de setecamadas para comunicações de computadores.

Pacote (packet) - cabeçalho mais payload.Pacote IP - um cabeçalho IP mais um payload.Pacote multicast - um pacote destinado a varios nós, isto é, cadamembro de um grupo multicast.

Path MTU (MTU do caminho) - o menor dos links MTU individuaiscompreendendo o caminho entre uma fonte original e o destino final.

Payload - a porção de um segmento, pacote ou frame contendo dados queserão passados abaixo por um protocolo de uma camada superior ouaplicação.

Peers - duas entidades de protocolo do mesmo tipo comunicando-se atravé da rede.

Port - uma palavra de 16 bits que permite às entidades receptoras doTCP e do UDP determinarem quais das possíveis aplicações das camadasmais altas devem receber a porção de dados de qualquer segmento quechega através da rede.

PPP (Point-to-Point Protocol) - um padrão da camada de link paraencapsulamento de pacotes de vários diferentes protocolos em linksponto a ponto, como linhas telefônicas.

Prefix-length (comprimento de prefixo) - o número de bits que abrangea porção do prefixo de rede de um endereço IP.

Prefixo de rede (network prefix) - um string de bits que consiste dealgum número de bits iniciais de um endereço IP. O prefixo de rede éidêntico para todos os nós no mesmo link.Protocol entity - um módulo de hardware ou software dentro dodispositivo de rede que implementa um protocolo específico.

Protocolo - um grupo de regras e procedimentos governando como dois oumais computadores cooperam para realizar funções específicas atrávesda rede.

Protocolo de roteamento (Routing protocol) - um protocolo usado entreroteadores para trocar informações sobre a localização de destinos narede (por exemplo: OSPF, RIP, BGP).

Proxy ARP - uma mensagem ARP Reply enviada por um nó designado em nomede algum outro nó, que é incapaz de responder a uma mensagem ARPRequest por si mesmo. Por exemplo, um home agent envia mensagens ProxyARP para um nó móvel que registrou seu care-of address em um foreignlink.

Rede móvel (mobile network) - uma coleção de hosts e roteadores que são fixos entre si, mas são coletivamente móveis, como uma unidade, emrelação ao resto da porção fixa da Internet.

Registro (Registration) - o processo pelo qual um nó móvel informa aseu home agent seu care-of address atual e, em alguns casos, requerserviço de um foreign agent.

Relaying - o processo pelo qual um nó recebe dados da camada detransporte ou da camada de aplicação de um primeiro nó, processa ainformação recebida e finalmente transmite este dado para um segundonó. Um relaying node consome o pacote e gera um novo pacote paratransportar a informação.

RFCs (request for Comments) - uma série de documentos que contêmprotocolos padrões da Internet, como também uma grande variedade deoutras informações interessantes e úteis, de relevância para acomunidade da Internet.

Rota (Route) - uma entrada numa tabela de roteamento.

Rota específica (host-specific route) - uma entrada na tabela deroteamento que combina exatamente um destino. Uma rota específica temum comprimento de prefixo igual a 32 bits.

Rota padrão (default route) - uma entrada na tabela de roteamento quecombina todos os possíveis destinos. Uma rota padrão tem umcomprimento de prefixo igual a zero bit.Roteador (Router) - um dispositivo da camada de rede que direcionapacotes não explicitamente endereçados para ele mesmo.

Roteador multicast - um roteador capaz de direcionar pacotes multicast.

Routing table (tabela de roteamento) - uma entidade de software ouhardware dentro de um host ou roteador que utiliza isto paraselecionar o Next Hop e a interface de saída para pacotes que elatransmite.

Routing table entry - uma entrada na tabela de roteamento consistindode um target, prefix-length, o Next Hop e a interface.RS-232 - um protocolo da camada física frequentemente usado paraconectar computadores em modens.

Segmento - um cabeçalho da camada de transporte mais payload. Umsegmento geralmente forma o payload de um pacote IP.

Soft state - um grupo de variáveis mantidas por um entry-point de umtúnel afim de retransmitir mensagens ICMP geradas dentro do túnel paraa fonte final de um pacote.TCP (Transmission Control Protocol) - um protoco de transporteconfiável, full-duplex e orientado a conexão usado através daInternet.

Topologia - o layout de uma rede, especificamente, a interconexãoentre hosts, roteadores e links na rede.

Túnel (tunnel) - o caminho seguido por um primeiro pacote enquanto eleé encapsulado dentro do payload de um segundo pacote.

UDP (User Datagram Protocol) - um protocolo da camada de transportenão confiável, não orientado a conexão usado através da Internet. OUDP é um pouco mais que uma interface da camada de aplicação para oIP.

Unicast - um pacote destinado para um único host ou roteador.

WAN (Wide Area Network) - um link através de uma área geográficarelativamente grande, tipicamenete na ordem de kilômetros ou milharesde kilômetros.

Window (Janela) - no TCP, o número máximo de segmentos que um nó podeenviar para seu peer antes de parar e esperar por acknowledgements.