quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Você conhece o Kumon ?

Já deve ter visto placas pela cidade indicando as unidades, mas sabe realmente o que significa? Quem não o conhece pode até confundi-lo com aulas de reforço escolar para crianças em dificuldade, mas a rede de franquia Kumon (http://www.kumon.com.br/) oferece muito mais àqueles que os procuram.

O Kumon nasceu em 1958, no Japão, do desejo de um pai em preparar o filho para o futuro. O professor de Matemática Toru Kumon elaborou exercícios de cálculos para seu filho Takeshi, que havia tirado uma nota ruim na escola e este em pouco tempo, teve seu desempenho notado por todos, inclusive pelos pais das outras crianças, que optaram por aplicar o método com seus filhos também.

Cinqüenta anos depois, a rede de franquias de Kumon soma mais de 25 mil franqueados em 45 países, totalizando 4,1 milhões de alunos. No Brasil, já são quase 1.500 unidades espalhadas por todo país e 97 mil alunos.

A segunda maior franqueadora do Brasil chegou ao país em 1977, com abertura da primeira unidade na América do Sul, na cidade de Londrina, no Paraná. Com o rápido crescimento, a rede inaugurou em 1994 da sede do Kumon América do Sul em São Paulo e não parou mais.

O método
O principal objetivo do Kumon é desenvolver a autonomia (independência) e o autodidatismo em seus alunos. Para realizar esse objetivo, conta com um material didático auto-instrutivo e um sistema de ensino muito especial - o ensino individualizado, onde cada aluno tem um programa de estudo desenvolvido especialmente para ele, de acordo com sua capacidade atual, ritmo de aprendizagem e metas a atingir.

Ao chegar pela primeira vez no Kumon, o aluno resolve um Teste Diagnóstico para determinar como estão seus conhecimentos e em que ponto do material didático deve começar. Com o resultado, ele começa de um "ponto de partida fácil", ou seja, a partir de conteúdos que domina e conhece. Isto lhe permite sentir o prazer de aprender e a ter autoconfiança.

Para desenvolver as atividades, os alunos freqüentam a unidade Kumon duas vezes por semana e levam para casa tarefas que os ajudam a continuar avançando no aprendizado. Essas tarefas, que possuem conteúdo semelhante ao que foi passado na unidade, são uma continuidade da aula e devem ser resolvidas em no máximo 10 ou 15 minutos. Esta prática diária vai desenvolvendo pouco a pouco nos alunos o hábito de estudo e a disciplina, onde com o mínimo de esforço consegue-se o máximo de resultado.

Este método torna o aluno mais organizado, à medida que administra as tarefas da escola e outras atividades do dia (esportes, outros cursos etc.). Ao marcar o tempo, o aluno se concentra na resolução, assimilando muito bem o conteúdo, tornando o estudo eficaz, desenvolvendo concentração, rapidez e precisão.
Para garantir a assimilação total, existem revisões do estudo, assim, o aluno tem a chance de dominar completamente o assunto, avançando para o conteúdo seguinte com muita segurança e tranqüilidade, sem deixar para trás defasagens ou falhas de entendimento.

No momento de avaliar os exercícios, o orientador assinala a questão com erro e deixa que o aluno encontre o ponto onde está e o corrija por si só. A autocorreção no Kumon é uma oportunidade para o aluno aprender com os próprios erros e superar-se.

Ao avançar no material, o aluno aprende assuntos que ainda não viu na escola valendo-se de tudo que já assimilou, da sua capacidade de raciocínio, da observação de dicas e exemplos no material, da sua autoconfiança e postura de enfrentar coisas novas. Ao invés de esperar passivamente que o novo assunto lhe seja ensinado, o aluno aprende a ter a iniciativa de conhecê-lo sozinho. Sabendo como aprender, não existirão limites para que o aluno se desenvolva sempre que quiser, em qualquer área.

De uma maneira natural e sem pressões, os alunos aproveitam seu potencial e se adiantam em seus estudos em relação à escola. Assim, ao chegar ao Ensino Médio, estarão mais tranqüilos e capazes de enfrentar com maior propriedade os exames vestibulares.
Com um material didático estruturado para se adaptar a necessidade de cada aluno, qualquer pessoa pode matricular-se nas unidades Kumon, desde crianças em idade pré-escolar ou especiais, até quem está na terceira idade. É importante frisar que o aluno não precisa estar mal nos estudos para freqüentar o Kumon. É muito comum ver crianças que já possuem grande potencial e querem apenas se aprimorar ainda mais. Muitos se tornam verdadeiros campeões, conquistando medalhas em olimpíadas especiais.