sexta-feira, 4 de abril de 2008

Leiam o que Denilso escreveu em seu blog e no Englishexperts ....

http://denilsodelima.blogspot.com/2008/04/s-aprender-no-basta-tem-que-lembrar.html

SÓ APRENDER NÃO BASTA , TEM QUE LEMBRAR !

Recebo freqüentemente pedidos de pessoas querendo dicas de como memorizar as palavras em inglês.
Já escrevi algum tempo atrás sobre isto aqui no blog. Hoje, decidi adaptar um trecho do livro "Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário" (Editora Campus/Elsevier). Livro este que contém várias dicas de como aprender vocabulário, como se organizar, como memorizar, o que aprender e muito, muito mais! Aí vai um pouco dele!
"O que fazer para memorizar as palavras em inglês e lembrar delas quando precisar?A má notícia é que não há uma varinha de condão capaz de fazer você memorizar tudo de uma só vez. O ideal é que você se esforce para aprender palavras, expressões, frases, collocations e tudo mais que for relacionado a vocabulário. O seu esforço, porém, deve ser eficiente. Não adianta fazer tudo de uma só vez. É preciso ter calma! Fazer lista com 20, 30, 40, 50 palavras e querer memorizar tudo é perda de tempo.Saiba que é bom ter uma boa memória. E para ter uma boa memória o melhor mesmo é praticar. A memória é como se fosse um músculo. Logo, você tem de estimular - exercitar - este músculo com exercícios diários. Ah sim! Ter uma boa alimentação também ajuda muito!Treine seu cérebro! Estimule-o a lembrar das coisas! Leia em inglês sem preocupação! Procure reconhecer palavras e expressões! Revise o seu material - anotações - de vez em quando! Faça com que seu cérebro reencontre vez ou outra aquilo que você está querendo lembrar com freqüência e sempre.Três coisas são importante também para que seu cérebro memorize o que quer:1) Motivação - Por que mesmo você está aprendendo inglês? Quais seus objetivos? Que metas você estabeleceu? O que está fazendo para atingir seus objetivos? Está se dedicando a isto?2) Coerência - Está se organizando para estudar? Está organizando bem suas anotações ou está tudo bagunçado em pedaços de papel? Ou talvez tudo de qualquer jeito nos seus livros de inglês? Está procurando decorar listas e mais listas de palavras? Que tal organizar tudo de uma forma que faça mais sentido ao seu cérebro?3) Reencontro - Você vez ou outra dedica um tempo - 30 minutos que seja - para rever aquilo que já viu? Suas anotações são 'revisitadas' com freqüência? O que você anotou um ano atrás no seu caderno? Como anotou? Que tal ter um caderno de vocabulário organizado alfabeticamente do português para o inglês para facilitar ainda mais?Tudo isto é importante! Bem como algumas atividades, jogos, brincadeiras, etc que estimulem o seu cérebro!"Tem muito mais no livro!
Para comprar clique aqui! Tenham um excelente fim de semana! Nos vemos na segunda com mais alguma dica!

http://www.englishexperts.com.br/

VOU APRENDER A FALAR INGLÊS NA FACULDADE DE LETRAS ?

Olá pessoas atenciosas, que escreveram para mim, responderei nesta mensagem o que muitos indagaram no meu artigo “
Cursos de Faculdade: Letras e Tradução/Intérprete”, já pedindo desculpas antecipadas, se não o fiz antes. Tenho uma vida super-corrida e apesar do gentil convite do Alessandro, não arrumei tempo para freqüentar assiduamente o maravilhoso blog que ele criou.
Obrigada por suas palavras, sou uma boa profissional, sim, mas é obrigação, não é qualidade. Não poderia lhes indicar uma boa faculdade para que dominem o idioma inglês, pois até onde conheço, não há uma faculdade com este tipo de curso, objetivando a esta qualificação.
No Brasil, como menciono no artigo, as faculdades de TI (Tradução - Interpretação) não estão qualificando os alunos no idioma inglês, mas sim, capacitando os que já possuem inglês na atividade da tradução e/ou interpretação.
Pense nos seus (recentes) professores do ensino médio: eles sabiam falar inglês? Ou apenas ensinaram a gramática e uma traduçãozinha básica? Pois bem, eles foram capacitados a ensinar o inglês escrito e lido, mas não foram qualificados para a fala e a compreensão, razão porque não ensinam estas duas habilidades.
O caminho para o domínio do idioma inglês, ainda é o de matricular-se em cursos livres, ser um EXCELENTE aluno, aquele que se interessa, faz ‘homework’, ouve música com atenção, vê filmes e seriados na TV paga, com foco no desenvolvimento de vocabulário e aprimoramento de compreensão/listening’ praticando a técnica do ler a legenda E SEGUIR o que se fala, para ampliar o vocabulário. Do tipo que quando se lê e está ouvindo, você fala para si mesmo “Ah, é assim que se fala isso…”. Ou seja, você leu e ouviu a expressão: juntou duas coisas importantes. Tem gente que fala: “Mas se leio, não escuto, não presto atenção”. Bom, aqui estou eu dizendo: “Dá pra adquirir a técnica e é ótimo tentar, pois desenvolve mesmo”!
O Alessandro é um exemplo de EXCELENTE aluno, que ama o idioma e provou isto, com a criação deste fantástico blog e mais o fórum que funciona tão bem. Ele sabe o que quero dizer com interessar-se e o quanto esta palavrinha faz diferença, para quem quer aprender inglês.
Costumamos brincar, nós professores, quando vemos um aluno assim interessado e que se destaca em sala de aula: “Estamos formando mais um professor de inglês”. É uma brincadeira, mas cheia de verdade: todo professor de inglês hoje, foi excelente aluno ontem. E cresceu, não tem erro nesta fórmula!
Sobre a força da TV por assinatura, conto aqui uma estorinha para vocês: houve uma época difícil em minha casa, financeiramente falando e tínhamos que optar pelos cursos de desenvolvimento que nossos filhos faziam. Cortamos a escola de inglês, mas optamos por manter a TV por assinatura, pois os filhos estavam desenvolvendo ótimo listening e um excelente inglês falado, só de acompanhar os seriados na TV paga. E após alguns anos, tivemos certeza de que tínhamos acertado.
Conhecem o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”? Pois bem, mesmo sendo professora, teve época que não tinha tempo para dar aulas formais aos meus filhos, optei pela flexibilidade de horário que eles tinham e a TV proporcionava. No final deu certo.
Então, não procurem a faculdade para fazê-los dominar o idioma inglês. Comece ali na esquina, há tantas escolas de inglês. Vão galgando estágios e crescendo e usando o inglês desde a primeira aula. Se forem para uma escola, que lhes informem que aprenderão a falar após algum tempo, ou que isto acontecerá em outro estágio, caiam fora! Aprende-se a falar desde a primeira aula, pode ser uma única frase por aula, mas o aluno sai FALANDO, um pouquinho a cada aula. Não é primeiro a gramática e depois a fala: é tudo junto!
Assim como ‘homework’ é em casa e TODOS OS DIAS! Imprescindível!