domingo, 27 de janeiro de 2008

Exames de Proficiência e sua importância

Após alguns anos de dedicação ao estudo de um idioma estrangeiro, é comum a pergunta: e agora, devo prestar um exame de proficiência e obter assim um reconhecimento de meus esforços? É realmente importante “ter um diploma”? Depende do objetivo. Se os estudos foram realizados a título de enriquecimento pessoal, a certificação é dispensável. Porém, na grande maioria das vezes, aplicamos estes conhecimentos adquiridos profissionalmente. Para tal, a comprovação se faz necessária ou pode ser um agente facilitador: *a certificação é muito utilizada em processos seletivos nas empresas; *existem também outros fatores que podem nos levar ao exame, e às vezes, fatores não planejados antecipadamente, como por exemplo: a possibilidade de dar aulas no futuro, ingressar em um mestrado ou dar continuidade à formação no exterior. Afinal de contas, já que estamos tão habituados a avaliações sucessivas ocorridas no desenvolvimento do aprendizado, por quê não realizar mais uma prova e obter assim seu certificado? Mas é preciso tomar cuidado no momento da escolha do exame. Qual deles é mais adequado a nossa necessidade? O mercado oferece diferentes tipos de exames que, normalmente, testam as quatro habilidades: leitura, escrita, gramática e expressão oral. Entre eles, às vezes, as finalidades são distintas. Mas apesar das diferenças existentes entre os exames, o resultado é internacional e imparcial, pois usa uma linguagem única, mundialmente reconhecida. Então, obtida uma certificação, seja qual for a opção, ela será válida nos âmbitos nacional e internacional. Alguns exames são baseados em pontuação e, em função da pontuação obtida, faz-se a leitura do grau de conhecimento do idioma - do básico ao avançado. Outros, oferecem a certificação somente se o candidato realizar um bom teste. Existem vários estabelecimentos de ensino que realizam exames de proficiência em datas pré-agendadas e que exigem um determinado nível de conhecimento para se candidatar. Salientamos também a existência de cursos preparatórios para prestar os exames de proficiência, sejam presenciais ou por meio da Internet. Exames de Proficiência em Inglês É o idioma que oferece uma gama maior de testes. Abaixo alguns deles de reconhecimento internacional:

· LCCIEB (London Chamber of Commerce and Industry Examinations Board) - oferece exames que cobrem várias profissões do mercado nos idiomas inglês, espanhol, alemão e francês para negócios a informática, secretariado, gerenciamento, administração, marketing e contabilidade. A forma de certificação é baseada em pontuação. O teste é em forma de escolha múltipla e dividido em quatro partes: Listening Comprehension, Reading, Speaking e Writting. Datas de exames: vários meses do ano em datas pré-estabelecidas. No entanto, os exames podem ser realizados a qualquer momento, desde que encomendados com oito semanas de antecedência.
http://www.lccieb.com.br/

· TOEFL (Test of English as a Foreign Language) – basicamente voltado para o ingresso de estrangeiros em universidades norte-americanas e canadenses. Por este motivo, o vocabulário e textos são mais voltados a temas acadêmicos. No entanto, quem possui uma boa pontuação no Toefl tem uma prova de bons conhecimentos em inglês e pode ser aproveitado profissionalmente também. A forma de certificação é baseada em pontos que vai de 0 a 670. O teste, em forma de escolha múltipla, é dividido em três partes: Listening Comprehension, Structure and Written Expression, e Vocabulary and Reading Comprehension. As três partes têm peso igual. Datas de exames: todos os meses do ano.
www.ets.org/toefl

· TOEIC (Test of English for International Communication) – teste administrado por uma subsidiária da entidade do TOEIC; foi criado posteriormente e se propõe a ser mais direcionado àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. O teste também é de escolha múltipla e composto de duas partes: Listening e Reading. Datas de exames: vários meses do ano.
http://www.toeic.com.br/ http://www.genesisnet.com.br/

· IELTS (International English Language Testing System) - tem um objetivo semelhante ao TOEFL; porém, é de responsabilidade da University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES), um departamento da University of Cambridge (UK), em conjunto com o British Council. É utilizado para ingressar em universidades britânicas, demais países do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O teste é composto por quatro partes: Listening, Reading, Writing e Speaking. A certificação também é baseada em pontos. O score vai de 0 a 9. Datas de exames: vários meses do ano.
http://www.ielts.org/ www.britishcouncil.org/brazil Para todos, a validade da certificação é de dois anos. Isto faz sentido, uma vez que a habilidade em língua estrangeira pode se alterar significativamente neste período, em função da dedicação aos estudos e à vivência com o idioma. Todos esses exames são unicamente testes de avaliação de proficiência que medem a habilidade funcional, a capacidade comunicativa. Não são certificados de capacitação profissional. A proposta é retratar, da forma mais fiel possível, sua habilidade no idioma no momento em que está prestando o exame. Esperamos que por meio destas informações resumidas, possamos ter esclarecido um pouco sobre em que consiste um exame de proficiência.