Além de atestar o nível de conhecimento em um idioma, os exames de proficiência são também um incremento ao seu currículo!
Às vezes, apenas saber se comunicar em um idioma estrangeiro não é o suficiente, apesar de permitir um melhor aproveitamento das aulas e facilidade de adaptação no país. Se você pretende fazer cursos superiores em uma universidade, vai precisar mostrar que domina muito bem o idioma. Essa comprovação é feita por meio do exame de proficiência, um teste oral e escrito, que concede um certificado do nível de seu conhecimento da língua estrangeira.
Confira ao lado algumas das provas mais importantes de cada idioma, para que servem, como são e onde podem ser feitas.
Inglês
IELTS - International English Language System
Tem como objetivo avaliar o inglês de quem pretende ingressar em Universidades ou Cursos Superiores na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra e demais países do Reino Unido. O IELTS é organizado em conjunto pela University of Cambridge ESOL, UCLES, British Council e IDP Education Australia. Existem dois tipos de IELTS: o General English, para aqueles que querem residir ou estudar em Cursos Superiores destes paises; e o Academic, para quem quer entrar nas Universidades. Ambos são compostos de 4 partes: Listening, Reading, Writing e Speaking e têm duração de aproximadamente 3 horas. A diferença entre os dois está nas provas de Reading e Writing, onde o Academic é bem mais difícil e a maioria das Universidades exigem uma nota de 6 a 7. Já para o General English, os cursos solicitam uma nota 5 e para o pedido de residência australiana, nota 6. Vale ressaltar que o a nota máxima que se pode obter é 9.
O IELTS é oferecido todos os meses em 105 países, inclusive no Brasil. A validade do exame é de 1 a 2 anos.
No Brasil, pode ser feito no Conselho Britânico.
Para maiores informações, acesse www.ielts.org/index.htm ou www.britishcouncil.org/brazil
TOEFL - Test of English as a Foreign Language
É administrado pelo Educational Testing Service (New Jersey-US) e tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar em Universidades dos Estados Unidos ou Canadá. É oferecido em 180 países, inclusive no Brasil, todos os meses, e é um teste de múltipla escolha dividido em três partes: Listening, Structure-Written-Vocabulary e o Reading. As três partes têm peso igual.
Pode ser feito no Brasil em escolas de inglês, instituições e centros de cultura Brasil-Estados Unidos.
CAMBRIDGE
O mais complexo e mais difícil. É um conjunto de 5 exames, avaliando diferentes níveis de inglês. Se você chegar ao CPE, você terá proficiência em inglês. O exame é requisito para a admissão em Universidades Britânicas. É um certificado muito visado na Europa e por aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho, sendo ainda muito requisitado para profissões como professores de inglês e tradutores. Os exames são: KET (Key English Test), PET (Preliminary English Test), FCE (First Certificate in English), CAE (Certificate in Advanced English), CPE (Certificate of Proficiency in English).
O CAMBRIDGE é composto de 5 partes: Reading, Writing, Listening, Speaking e Structural Competence. A duração é de 5 a 6 horas. Muitas vezes o aluno faz o exame dividido em 2 ou 3 dias. É um exame difícil e o aluno precisa passar por um curso preparatório.
No Brasil, pode ser feito na Cultura Inglesa.
Para outras informações, acesse www.cambridge-efl.org.uk/brazil
GMAT - Graduate Management Admission Test
Indicado para quem quer ingressar em programas de MBA nos Estados Unidos. O certificado é concedido pela mesma instituição que regulamenta o TOELF.
O candidato faz um teste com questões de gramática, lógica, matemática e redação.
O GMAT pode ser feito no Brasil em escolas de inglês, instituições e centros de cultura Brasil-Estados Unidos.
Maiores informações, acesse http://www.gmat.org/
GRE - Graduate Record Examinations
Serve para ingressar em cursos de pós-graduação nos Estados Unidos. O certificado é concedido pela mesma instituição que regulamenta o TOELF.
Consiste de uma prova com questões de múltipla escolha, que avalia o conhecimento do idioma e a capacidade de raciocínio, de análise e de argumentação. Também é pedida uma redação. Além do teste geral, há ainda o subject, uma prova com questões específicas da área de atuação do candidato.
O GRE também pode ser feito no Brasil em escolas de inglês, instituições e centros de cultura Brasil-Estados Unidos.
Para mais informações, acesse http://www.gre.org/
Michigan (ECPE e ECCE)
ECPE - Examination for the Certificate of Proficiency in English
Concedido pela Universidade de Michigan, é indicado para quem precisa provar conhecimento de inglês por motivos acadêmicos ou profissionais (nível avançado).
O exame é realizado em duas etapas. A primeira é um teste preliminar obrigatório, com 35 questões de múltipla escolha sobre gramática e vocabulário. A segunda é a prova final, composta de avaliação oral questões de gramática, interpretação de texto, compreensão oral, vocabulário e redação.
ECCE - Examination for the Certificate of Competency in English
Nível intermediário do Michigan. O exame é feito nos mesmos moldes do ECPE.
Você pode fazer os exames do Michigan em escolas de inglês, institutos e centros de cultura Brasil-Estados Unidos.
Para maiores informações, visite o site www.lsa.umich.edu/eli/ecpe.htm
Alemão
KDS - Kleines Deutches Sprachdiplom
Concedido pela Universidade de Munique, é aceito por universidades de países de língua alemã para o ingresso em cursos superiores.
A prova é realizada em dois dias. O aluno faz primeiro a parte escrita, que aborda literatura, gramática, compreensão e estrutura do texto, e depois o exame oral.
No Brasil, você pode fazer o KDS no Instituto Goethe (www.goethe.de/br). As inscrições vão de agosto a setembro e as provas são feitas em novembro.
ZOP - Zentrale Oberstufenprufung
Equivalente ao KDS, é aceito por todas as universidades alemãs. A avaliação e a certificação são feitas pelo próprio Instituto Goethe.
O exame é realizado em duas etapas, uma escrita e outra oral.
Os meses de inscrição e da prova são as mesmas do KDS.
Espanhol
DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera
O certificado do Ministério da Educação e Ciência Espanhol e do Instituto Cervantes atesta três níveis de conhecimento: inicial, básico e superior. O último deles permite lecionar o idioma. É utilizado para o ingresso em universidades de língua espanhola.
O teste é de múltipla escolha com questões de interpretação de texto e gramática. Há também provas de compreensão, expressão oral e redação.
No Brasil, institutos, casas de cultura hispânica e alguns colégios de língua espanhola, como o Miguel de Cervantes (São Paulo) oferecem o DELE.
As inscrições são em março e em setembro; as provas são em maio e novembro.
Para maiores informações, visite o site http://www.dele.org/
Francês
DALF - Diplôme Approfondi de Langue
Concedido pelo Ministério da Educação da França, é o diploma de nível superior de francês para estrangeiros. Permite a seu titular ingressar em um curso de graduação nos países de língua francesa.
O exame é dividido em quatro unidades, com questões orais e escritas, de compreensão e expressão na língua. Para prestar o DALF é preciso fazer antes um teste de admissão ao exame ou ter o DELF nível 2. No Brasil, você pode fazer o exame na Aliança Francesa (www.aliancafrancesa.com.br/br/diplomes/index.html). As inscrições são em setembro e as provas em novembro.
DELF - Diplôme d'Etudes en Langue Française
Concedido também pelo Ministério da Educação da França, é aceito para o ingresso em cursos superiores ou em programas de estágio.
O DELF é dividido em seis unidades, de A1 a A6, realizadas separadamente, com questões orais e escritas. O candidato que fizer apenas as quatro primeiras receberá o DELF nível 1, que atesta conhecimentos básicos de idioma e cultura francesa. Com esse certificado, ou por meio de um teste similar de acesso, ele poderá prestar o DELF nível 2, que inclui as unidades A5 e A6 e certifica conhecimentos aprofundados de idioma e cultura franceses. No Brasil, você pode fazer o exame na Aliança Francesa (www.aliancafrancesa.com.br/br/diplomes/index.html). As inscrições são em abril e setembro; as provas são em junho e novembro.
Italiano
CELI - Certificazione di Conoscenza della Lingua Italiana
Concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia, certifica o nível de conhecimento do idioma para fins acadêmicos e profissionais. São cinco níveis, e o candidato escolhe aquele em que vai prestar.
O exame é composto de questões de compreensão oral, interpretação de texto, redação e expressão oral. Pode ser feito em institutos culturais italianos.
Maiores informações: http://www.iicsp.org/
CILS - Certificazione di Italiano come Lingua Straniera
Concedido pela Universidade para Estrangeiros de Siena, atesta o nível de conhecimento do italiano para fins acadêmicos e profissionais. O exame é dividido em quatro níveis.
As provas são compostas de questões de compreensão e expressão orais, interpretação de texto e redação. Pode ser feito em institutos culturais italianos.
Maiores informações: http://www.iicsp.org/