terça-feira, 16 de março de 2010

Veja quem vai mandar em você

08/03/2010 - Gilberto Dimenstein

Os jovens de classe C são mais independentes e valorizam mais os estudos do que os jovens de classe A e B. Isso significa que é apenas uma questão de tempo (pouco tempo) para esse segmento ocupar os principais postos de liderança no Brasil.



Colhi esses dados numa pesquisa sobre as tendências do chamado consumidor emergente, realizada pelo Datafolha com o Data Popular -- a pesquisa completa está no www.dimenstein.com.br.



A pesquisa tem de tudo: do acesso à internet, passando pela moda, até questões religiosas. O que me chamou mais atenção é o valor nesse grupo para a educação como a grande chave de desenvolvimento educacional. Traduzindo: eles vão cobrar cada vez mais qualidade das escolas. Coisa que inexistia até pouco tempo atrás.

Mais: segundo a pesquisa, a imensa maioria dos chefes de famílias da classe C (70%) já tem ensino médio --e 19% tem ensino superior. Ou seja, é gente mais crítica capaz de fazer cada vez mais barulho.

A classe média está se tornando cada vez mais consumidora no Brasil. É o que aponta pesquisa feita pelo “Data Popular”. As análises apontam que os jovens de classes C/ D/E serão, já em 2010, uma parcela importante no consumo de produtos. Para manter a força nas compras, os jovens procuram se estruturar no campo educacional. Enquanto em 2002, 11% dos analisados estavam cursando um ensino superior, o número aumentou em 2009, para 19%

André Pantarotto